13 de outubro de 2009

Criança quer?

O dia das crianças passou.

Nada mais de meninos nas ruas brincando com os presentes, já que hoje o que faz sucesso é Pokemon, Laptop de não sei quenzinho, Nintendo Wii, Playstation 1, 2, 3, 3.14, etc. Eu me lembro de alguns dos meus dias das crianças, do alto dos meus 29 aninhos muito bem vividos.


Lembro dos Comandos em Ação que ganhei mais de uma vez, embalados num laço com um pirulito, trazidos por meu pai. Da pequena vitrola Sonata, a coleção de discos coloridos, o tenis Ortopé com cheirinho de tuti fruti, o Super Trunfo, a cidade de montar toda em madeira, o Io-iô que acendia. Lembro dos dez "barão" que meu avô dava escondido, pra mim e meus irmãos.


Lembro também dos presentes que pedi e não ganhei: os óculos do Chaves - e a justificativa de que não era higiênico (!), o Elastikom, um carrinho que transpunha "qualquer" obstáculo - porque era muito caro, qualquer Lego - sem justificativas, o Walk-machine - para o qual eu não tinha (e não tenho) nenhum juízo.

Observo hoje, três dos meus cinco sobrinhos (11,9 e 5 anos) seus jogos eletrônicos, suas peripécias na internet, a desenvoltura com o video game. Ouso dizer que são fenomenais. Brilhantes. Nasceram sabendo aquilo.

Mas não sabem subir em árvores.

6 comentários:

Cristiano Contreiras disse...

Infância 80's não existe melhor! as crianças de hoje nada sabem, nada aproveitam e tenho tido.

Fredico, aparece no msn, este blog já deveria tá com novo layout há semanas, rs

abraço!

The Blues Is Alright disse...

Pokèmon? Pokemon agora é passado, mermão! hahaha A onda agora é Ben 10 (tá, vai que eu também tô atrasada dizendo isso, né?)!

as viciadas disse...

Ben 10 ainda tá no auge! hahaha

as crianças não tem mais criatividade. elas não sabem mais correr, e nem brincar de pique-esconde.
dias desses minhas sobrinhas vieram passar uma tarde aqui com minha irmã caçula de 8 anos, e eu disse que elas não iriam jogar video game, e iam pular elástico. ficaram danaaadas!rss

Mas veja só, elas amaraaaaam.

Mas infelizmente, foi só esse dia.

Beijone,L.

Vinícius Remer disse...

Tens razão, tenho só 19 anos, mas adorava subir em árvore, meu sobrinho só curte desenho e mexe melhor do que eu na internet, suhausha
Abraço

Tchelo disse...

Ah sempre rola uma nostalgia né...tinha vários Playmobil XD e os brinquedos caseiros (cinco marias, taco, etc...)
Por outro lado as crianças de hoje tem mais informação, acredito que assimilam mais facilmente as coisas...claro algumas precoces demais.
Mas é a evolução da espécie. NOT?
Forte Abraço

Leandro Zayd disse...

É verdade.. e olha que também tive o mesmo problema com o óculos do Chaves.. acho que todo mundo queria ter aquilo.