22 de outubro de 2009

Círculo vicioso

Na vida é preciso mudar.
A atitude, o cabelo, de casa.
Mudar de namorada, de namorado, de amante.
A escrita, a lida do dia dia.
O tempero, o raro, o caro.
Mover a mudança.
Promover a mudança.
Querer a mudança.
Buscar.
Para que em nós mude
o cheiro, o gosto, o desgosto.
e face ao que nos é posto
rir e chorar.
Sumiu em mim a apatia
E fez-se a mudança.

Difícil, porém necessária.

Há alguns posts eu disse que "o
que não digere em mim, eu vomito". E é preciso vomitar o que não nos cabe...
Vomitei.

19 de outubro de 2009

Audiometria


Tenho tido dias de velha surda.

Sábado no supermercado, nas gôndolas de frios:

Ele - Ai, to com uma fome.

Ela - Eu também, a gente podia comer alguma coisa...

Ele - Mas o que?

Ela - Ah, a gente come um ao outro. rs. rs. rs.

Eu - O que? Pão com ovo? Hm...
-/-

Domingo, eu cozinhando, eles vendo TV

Ele - É pra ralar o queijo no ralo grosso?

Eu - Não, é pra colocar na Globo.

15 de outubro de 2009

Ao mestre, com carinho...

Ah professores...

Se as senhoras e senhores soubessem como tem importãncia na vida de seus alunos, talvez não fizessem metade das besteiras que fazem. Há professores, há mestres, há facilitadores do conhecimento e há também pessoas completamente despreparadas, que não tem noção do impacto que suas atiudes tem no futuro de seus pupilos.

Até hoje se enaltece a grandeza do professor, o altruísmo e a abnegação de quem escolhe essa carreira, face os baixos salários e condições muitas vezes precárias. Mas não devemos esquecer que as faculdades de educação tem jogado no mercado, cada dia mais, pessoas sem um pingo de ética e didática. Pessoas que escolhem a carreira pela facilidade do ingresso e pela oferta crescente de oportunidades de trabalho. Indivíduos sem vocação, sem paixão por lecionar. Pseudo-profissionais que irão "formar" nossos filhos e transmitir a eles o conhecimento de mundo e, mais que isso, noções de convicência, respeito e valores.

São esses professores que dizem às crianças que elas não vão ser nada na vida. Que diferenciam ricos e pobres dentro da mesma sala de aula. Que não reconhecem que alguns alunos tem que ser seduzidos pelo aprender. Que alguns vão a escola para comer, mas necessitam de alimento para a mente.

E existem os mestres. Verdadeiramente capazes de ensinar, e que o fazem aprendendo com cada um de seus alunos. Motivando e inspirando. Que através da docência provocam mudanças profundas em seus alunos. Que os transformam positivamente. É para estes o dia de hoje.
* A foto é do Colégio Nossa Senhora das Dores de Itabira, onde estudei, e tive verdadeiros mestres.

13 de outubro de 2009

Criança quer?

O dia das crianças passou.

Nada mais de meninos nas ruas brincando com os presentes, já que hoje o que faz sucesso é Pokemon, Laptop de não sei quenzinho, Nintendo Wii, Playstation 1, 2, 3, 3.14, etc. Eu me lembro de alguns dos meus dias das crianças, do alto dos meus 29 aninhos muito bem vividos.


Lembro dos Comandos em Ação que ganhei mais de uma vez, embalados num laço com um pirulito, trazidos por meu pai. Da pequena vitrola Sonata, a coleção de discos coloridos, o tenis Ortopé com cheirinho de tuti fruti, o Super Trunfo, a cidade de montar toda em madeira, o Io-iô que acendia. Lembro dos dez "barão" que meu avô dava escondido, pra mim e meus irmãos.


Lembro também dos presentes que pedi e não ganhei: os óculos do Chaves - e a justificativa de que não era higiênico (!), o Elastikom, um carrinho que transpunha "qualquer" obstáculo - porque era muito caro, qualquer Lego - sem justificativas, o Walk-machine - para o qual eu não tinha (e não tenho) nenhum juízo.

Observo hoje, três dos meus cinco sobrinhos (11,9 e 5 anos) seus jogos eletrônicos, suas peripécias na internet, a desenvoltura com o video game. Ouso dizer que são fenomenais. Brilhantes. Nasceram sabendo aquilo.

Mas não sabem subir em árvores.

9 de outubro de 2009

Com que roupa?

A deliciosa coluna Zapping, da Folha de São Paulo publicou hoje uma nota com uma saia justa da Stefhany CrossFox. Segundo consta, a cantora não teria comparecido as gravações do Esquadrão da Moda, do SBT, pois teria que se desfazer de todas as suas roupas antigas. O vestuário de Stefhany seria todo jogado no lixo, o que indignou a moça.

Como o Alô não gosta de deixar ninguém mal situado, vamos fazer um revival do figurino de Stefhany:


Logo vemos o porquê desse apego tão grande.

-Gente, eu sou péssimo com essas coisas de editar pra internet e etc. As fotos foram conseguidas na base do print do you tube, cortadas e agrupadas no Corel. Mas estou melhorando, um dia chego lá.

- Eu gosto da Stefhany e achei uma palhaçada ela não ter ganho o prêmio de Web Hit do ano no VMB. Porque assim, web hit tem que ter feito sucesso. Se é bom ou não, aí são outros 500.

8 de outubro de 2009

De olho

Vocês não pensam em quem seriam os informantes ou contatos das colunas de fofoca?

Qual é o perfil da "pulguinha" de Leão Lobo? Qual critério forma uma pulguinha dessas? Existe processo seletivo? Vestibular? Análise de currículo? E para ser um "contato" do Léo Dias da Retratos da Vida? Ou a pessoa que "vê" pro Nelson Rubens?

Existirá recompensa para essas pessoas que vivem de dar pequenos "furos" da vida de celebridades e sub-celebridades? Conto que o cantor sertanejo subiu com um rapaz para o quarto do hotel e ganho um kit kolene? Falo que a atriz decorou o banheiro da boatchy com fluidos estomacais e recebo inteiramente grátis uma Tekpix? Vendo a foto que tirei do galã, palitando os dentes no Porcão, pelo celular e vou com tudo pago para Birigui?

São dúvidas que me afligem. Até porque, eu posso me deparar um dia desses com um deslize de alguém. E aí? Faço o quê? Ligo pra quem?

Afinal de contas, quem pode abrir mão de um vidro de cogumelo do sol na atual conjuntura?

5 de outubro de 2009

Gotas de amor...

É assim que se inicia a produção de vacinas no Brasil.



Ai que amor...

1 de outubro de 2009

Ilha de Caras 2010


Há algum tempo a Revista Trip fez uma matéria muito bacana sobre a Ilha de Caras. Levou pra lá em plena baixa temporada a Regininha Poltergeist, Lacraia e Mc Serginho e a sempre linda e amada Perla. E claro, como nenhum deles fazia o requisito, eles não haviam sido oficialmente convidados pela Caras. A história é muito interessante e tal, blá blá blá whiskas sachê, mas eu fiquei pensando no que é necessário para ser convidado a tão desejada Ilha de Caras.

Na temporada 2009 uma sorte de celebridades e nem tão celebridades assim, passaram pela ilha. Nas manchetes, as características mais peculiares dos convidados tinham tanto destaque quanto os próprios. É o Fulano de Tal e sua mágica (deve ser Harry Potter né?!), Beltrana em ebulição (chaleira, só pode), Coisinha e sua luz (liguem pra CEMIG, Light, Eletropaulo e etc) e por aí vai.

O que percebemos é que existe um padrão e pré requisitos bem definidos para uma celebridade, ou não, estar apto a desfrutar da maravilhosa hospedagem, os quitutes saborosíssimos, os drinks do momento e os brindes mais que exclusivos que a fantasy island tupiniquim oferece. E como eu não sou nem um pouco egoísta, vou dar a receita pra você, sim, você, conseguir aquela vaguinha na lancha que sai no início do próximo verão.


1 - Esteja pronto para um novo amor

Grande parte dos frequentadores da ilha saíram de um conturbado relacionamento amoroso recentemente. Sofreram com seu amor de carnaval escancarado pela mídia. Mas depois de uma temporada em Milão, Paris, Nova Iorque ou Birigui, estão prontinhos para um novo amor. Ardentes para encontrar seu príncipe encantado, sua tampa da panela, chinelo velho pro pé cansado...

2- Emagreça 79,3 quilos com alguma dieta milagrosa

Essa é batata. Ou pode ser dieta do xuxu também. Mas se quer uma vaga nos foutons da ilha, tem que ter passado por uma reeducação alimentar transcedental mística da 5ª ordem de Merlin. Criar novas terapias estéticas também é valido.

3 - Momento de destaque profissional

Mude completamente sua carreira. Troque de profissão, curso ou o que for. Apresente um reality show, independente de qual seja. Cause impacto. Faça discursos como o do Brito Junior em A Fazenda.

4- Case, fique noiva/o, grávida, ou adote

Sim, na Ilha de Caras o instinto familiar predomina. As mamães de primeira viagem estão sempre desfilando seus barrigões e quase tendo partos a beira mar. As noivas podem contar os preparativos do casamento, e trocar dicas, coisinhas, com as recém casadas. Caso adote, poderá falar de seu altruismo, generosidade e preocupação com o mundo.

5 - Se encontre

É isso mesmo que você leu. Entre em contato com você mesmo através de algum poder místico imensurável. Assuma uma postura Zen, faça um "mergulho interior", entre em "sintonia com seu eu" ou dê um "xeque-mate em velhos mitos". Ou simplesmente dê uma volta ao redor do espelho. Faz o mesmo efeito na maioria dos casos.


Tenho certeza absoluta que, seguindo esses passos, vamos ter carimbados nossos passaportes para esse tão desejado pedaço de chão. Vejo você na Ilha de Caras 2010.